Galeria de Fotografias
Arquivo
Arquivo

Seis propostas concorrem ao Orçamento Participativo de Condeixa 2016

08 de Agosto de 2016
O Orçamento Participativo de Condeixa 2016 recebeu um total de seis propostas em áreas como a melhoria de equipamentos desportivos e de lazer, a reutilização de livros escolares ou a apetrechamento do corpo escutista.

O período para a entrega de propostas terminou no passado dia 30 de junho e foram apresentadas cinco candidaturas ao Orçamento Participativo Geral (OPG) e uma ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ).

No OPJ, o munícipe Tiago Avelino Mendes Acúrcio apresentou uma proposta, orçada em 50 mil euros, com vista à “Requalificação e aplicação de sintético no ringue de Bruscos”, localizado na União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé. O autor justifica a proposta com a necessidade de corrigir “o problema da fraca qualidade das fundações, uma vez que as mesmas voltaram a ceder e as placas do ringue se encontram novamente danificadas, o que o torna um risco para os jovens que lá pretendem jogar futsal”. Acrescenta Tiago Acúrcio que a requalificação e aplicação de relvado sintético no ringue de Bruscos constituem “uma mais valia para todos os jovens e restantes habitantes da União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé, que não têm nenhum outro tipo de infraestruturas com condições semelhantes”.

No OPG, uma das cinco propostas apresentadas prende-se com a criação de um “Banco do Livro”, servindo todo o concelho de Condeixa-a-Nova. “Uma forma de fomentar a reutilização dos manuais escolares é a criação de uma plataforma electrónica na Internet, onde se centra actualmente toda a informação, para que toda a comunidade tenha conhecimento dos manuais escolares disponíveis”, justifica João Silvestre.

O autor da proposta explica que na fase de arranque desta iniciativa, a grande parte do orçamento deste projecto, que é de 43 mil euros, “servirá para comprar livros para o Banco do Livro, distribuídos de acordo com o regulamento do Banco do Livro (“Quem recicla tem prioridade”)”.

A ideia passa por uma utilização gratuita do Banco do Livro. “A reutilização dos manuais escolares permite reduzir o consumo de recursos e desta forma ser mais eficiente, amigo do ambiente e da sua carteira”, acrescenta João Silvestre.

O munícipe Nuno Redinha concorre ao OPG com uma proposta de construção de um “Parque infantil da Praça do Município”, em Condeixa-a-Nova. Orçada em 43 mil euros, a ideia pretende garantir mais um espaço de diversão e convívio para as crianças do concelho.
Outra das propostas, designada “Condeixa Ativa”, é apresentada por Manuel Soares. Com um orçamento de 10 mil euros, o autor propõe “dotar o Parque Verde de Condeixa de um ginásio ao ar livre, substituindo os equipamentos de manutenção física que lá se encontram por outros mais recentes e funcionais”.

Rui Miguel Oliveira Serrão Pinela avança com o projeto “Quinta do Barroso Ativa”, com o objetivo de dotar a Urbanização Quinta do Barroso, no Sebal, de equipamentos desportivos e de lazer, “de forma a melhorar a qualidade de vida dos moradores e de outros munícipes que frequentemente utilizam o nosso espaço físico, estimulando a prática desportiva e consequente combate à sedentarização”.

Aproveitando os espaços comuns da Urbanização, a proposta – orçada em 40 mil euros – prevê “criar um circuito de manutenção física, dotado de vinte equipamentos de ‘fitness’, uma tabela de basquetebol e inerente ‘garrafão’, a respetiva sinalização do circuito, dois equipamentos para suporte de bicicletas e quatro mesas de madeira para piquenique”, descreve o autor.

Finalmente, Artur Costa subscreve a proposta “ScoutCar Escuteiros em Movimento”, no valor de 43 mil euros, com vista à aquisição de uma viatura mista de 9 lugares, a caracterizar com elementos identificativos do Escutismo no Concelho de Condeixa e do Sicó.

“Com esta viatura, pretende-se transportar pessoas e matérias, em segurança para e nas atividades da Grande Alerta e do Agrupamento de Escuteiros 1035 CondeixaNova/CNE, bem como promover o escutismo do Concelho e a promoção de Sicó como espaço de excelência para actividades escutistas”, explica o autor.

As propostas apresentadas vão agora ser alvo de avaliação, até meados de setembro, por parte da comissão técnica designada para o efeito. Os projetos admitidos irão a votos de 1 a 31 de outubro.

O Orçamento Participativo de Condeixa 2016 conta com uma dotação financeira de 174 mil euros para a execução dos projetos vencedores, equivalente a 1,5% do Orçamento municipal.

Tal como em edições anteriores, o programa divide-se entre o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e o Orçamento Participativo Geral (OPG), sendo esta uma iniciativa anual promovida pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova com o objetivo de incentivar quer a participação dos jovens, quer de toda a comunidade do concelho.

Dos 174 mil euros afetos ao Orçamento Participativo, 87 mil euros estão destinados ao OPJ e a outra metade ao OPG, sendo que para cada uma dessas vertentes serão aceites propostas até ao valor de 43.500 euros.

Para votar terá que se inscrever no site www.opcondeixa.pt até 20 de outubro, podendo optar pela votação on-line ou pela votação presencial, sendo que os votos da votação presencial terão o dobro do valor da votação on-line. Esta medida tem como objetivo priveligiar a participação ativa dos cidadãos, estimulando-os a participarem nas assembleias de voto e na discussão das propostas.

Cada eleitor até aos 35 anos (e que possa propor projetos ao OPJ) tem direito a 2 votos nas propostas do OPJ, e a um voto nas propostas do OPG. Já os eleitores com mais de 35 anos (e que possam propor projetos ao OPG) tem direito a 2 votos nas propostas do OPG, e um voto nas propostas do OPJ.

Na votação on-line, após ser enviada com sucesso uma primeira votação, não será permitido novo login mesmo que não tenham sido esgotados os votos disponíveis.

Galeria
Visita a nossa galeria fotográfica
Contactos

Orçamento Participativo Jovem de Condeixa
Largo Artur Barreto 3150-124
Condeixa-a-Nova
Nuno Matos, Gestor de Projecto
Tlm: 919 384 339
Tel: 239 949 120
Email: opcondeixa@cm-condeixa.pt

Entrar em Contacto
O que é o OP? | Como Participar | Fases do OP © 2012-2017 Todos os Direitos Reservados     design PixelStudio